domingo, 27 de maio de 2012

Banco Alimentar

Os bancos alimentares são uma forma muito positiva de combater e lutar contra a fome.
Oxalá, não existisse o banco alimentar, porque era um sinal de que tudo estava bem e que as pessoas não tinham carências alimentares.

Em Portugal os bancos alimentares estão de norte a sul do país e o seu objectivo é darem uma resposta necessária ainda que provisória, porque

" toda a pessoa tem direito e um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários ".


Esta é uma parte do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

É assim com base deste pressuposto que os bancos alimentares tem esta vocação, são por isso em Portugal, Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhado-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.

A acção dos bancos alimentares assenta na gratuitidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato.

Os bancos alimentares em actividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano a acção de mais de 1.800 instituições em Portugal.
Por sua vez, estas 1.800 instituições distribuem refeições confeccionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já um total de mais  275.000 pessoas.

Os Bancos Alimentares fazem parte da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que por sua vez, é membro da Federação Europeia de Bancos Alimentares.

Em 1990, foi criado em Portugal o primeiro Banco Alimentar Contra a Fome, e que teve inspiração através da ideia de John Van Hengel, que em 1967 fundou o primeiro Food Bank em Phoenix, no Arizona nos Estados Unidos, dando início, a esta ideia muito positiva, a um movimento que existe hoje em todos os continentes.

Em Portugal, existe uma excelente coordenação e organização:

Abastecimento -
O Banco Alimentar recebe toda a qualidade de géneros alimentares, ofertas de empresas ou particulares.
Com uma organização logística profissional que faz:
A recolha e o encaminhamento de produtos alimentares
A sua triagem e armazenagem
O controlo de qualidade
O armazenamento em frio

Distribuição -
Os Bancos Alimentares recolhem  e distribuem localmente vários milhares de toneladas de produtos.
A sua distribuição passa obrigatoriamente  pelo canal de instituições locais, grupos ou comunidades que conhecem e apoiam as pessoas em situação de pobreza.
O principio da gratuitidade é reafirmado no que se refere às entregas de produtos às instituições.

Voluntariado -
Os Bancos Alimentares são animados por voluntários e associações de inspiração humana e espiritual diferentes, com ideias, convicções e credos diferentes.
O trabalho de equipa permite uma acção comum empenhada no bem comum, ao serviço dos outros, apesar das diferenças.

Funcionamento -
A organização está baseada em 6 comissões
Comissão de abastecimento
Comissão de voluntários
Comissão de distribuição
Comissão administrativa e financeira
Comissão técnica
Comissão de imagem e relações públicas

Para termos uma ideia, segundo informação da parte da Federação Banco Alimentar em Portugal em 2011, foram recebidos produtos em tonelagem 30269, instituições apoiadas 2074, e 316407 pessoas assistidas.

Existem várias campanhas por ano em Portugal, sendo que neste momento, nos dias 26 e 27 Maio de 2012 está a haver a campanha de recolha nos supermercados, com forte adesão dos portugueses, o que é muito positivo, porque demonstra cada vez mais e de ano para ano o apoio que todos estão a dar a esta causa com o objectivo de ajudar as pessoas mais carenciadas.

É a solidariedade dos Portugueses. Muito Positivo.

Para além de já existir grande divulgação, eu desta forma quis também me associar e alimentar ainda mais esta forma de combater a fome, com a divulgação desta nobre causa e muito Positiva.

Oxalá não fosse preciso fazer nada disto, porque não existia fome e todos viviam condignamente.

Ainda bem que neste mundo existe muitas pessoas Positivas.

E Você também é uma pessoa Positiva ?
Também apoia estas causas ?

Deixem os comentários as vossas opiniões.
A vossa participação é sempre muito importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por deixar os seus comentários!